quarta-feira, 13 de julho de 2011

Agamenon, da mitologia à modernidade

Se na Mitologia Grega Agamenom era irmão de Menelau e casou-se com Climnestra, irmã de Helena, tendo cinco filhos. Na vida real, é o filho de Marlene, e conhecido pelos amigos como Menon. Sempre foi o orgulho do pai. A fama de mulherengo ofuscava os olhos de José Cirilo, que repugnava qualquer tipo de “desandamento”. Para o patriarca da família, sua teoria sempre foi “antes ter um filho ladrão a viado”.


E Agamenon não foi nem um nem outro. A única coisa que roubou foi o coração das moçoilas das bandas de onde morou, deixando rastros e, principalmente, muitos filhos.

Que nada de sermões por Agamenon trocar de esposa como quem troca de cueca, ou fazer mais um filho, como se tivesse devorando um prato de feijoada. José apenas sorria. Um sorriso maroto, que decerto anunciava por dentro um “esse é meu garoto!”.

Estima-se que Agamenon, hoje aos 40 anos, já tenha uma dezena de procriações. A contabilidade nem é feita por ele próprio, que já perdeu de vista quantas/os carregam seu sangue baiano. Oficialmente, Menon nunca se casou. Talvez por ter amado mais a si mesmo do que qualquer mulher, afinal nunca conseguiu aquietar-se com uma pessoa do sexo feminino por muito tempo.

Com Adriana teve três filhos, esses que são seus mais próximos. Juntou as escovas de dentes, e tempo depois, também as brigas. Com Adelina, tempos antes, foi a mesma coisa, e do matrimônio veio David. Aventurou-se com Cida e Carla; das duas lhe renderam um casal de meninas nascidas no mesmo ano. Agamenon teve filho com baianas, cariocas, paulistas e sabe-se lá quantas de outros estados.

Nos dias de hoje, Menon encontrou abrigo nos braços de Neide, essa que é “sua” veia. A cearense, há cinco anos segurou o facho desse que é “seu” veio. Embora o histórico abarrotado de "affairs" do marido, ela confia no homem com quem pretende dividir a cama ainda por muitos anos.

Dos serviços de pintura que realiza, o rei que não é de Troia, mas das mulheres que já pegou, Agamenon deposita todo mês a pensão das filhas na Bahia. Setenta reais para cada herdeira.


Menon não pensa mais em filhos, nunca cogitou fazer vasectomia, temendo que a operação intervenha em sua abastada virilidade. É Neide quem garante os cuidados contraceptivos, interrompendo mais do que a enésima paternidade de Agamenon, mas o sonho de carregar em seu ventre o filho que ainda não teve.

Um comentário:

Wadila de Alencar disse...

Caramba!!! Nem eu que sou sobrinha de
Menon, sabia que ele tinha tantos filhos assim kkkk

Bem que queria saber quantos primos eu tenho auahuaha ia dar uma dor de cabeça!

Adorei o texto!