terça-feira, 5 de junho de 2012

Quando você é a notícia I


Blogueiro escreve livro sobre cotidiano de Paraisópolis

Por Mayara Penina

O livro-reportagem “A Cidade do Paraíso – Há vida na segunda maior favela de São Paulo” é o resultado de quatro anos do curso de jornalismo do correspondente do Mural Vagner de Alencar, 25. Ele defendeu ontem na Universidade Presbiteriana Mackenzie seu TCC (trabalho de conclusão de curso) e obteve nota máxima.

Produzido em parceria com Bruna Belazi, 22, o livro retrata o cotidiano de Paraisópolis, localizada na zona sul e registrada como a segunda maior favela da capital paulista, com cerca de cem mil moradores.

O livro usa como fio condutor para contar as histórias dos personagens os becos e as vielas do bairro –algumas delas já haviam sido contadas aqui, como o mistério da mina e a multiplicação dos salões de beleza  na região.

“O objetivo desse livro é trazer à tona a alma da gente que vive em Paraisópolis, que, muitas vezes, ainda é tratada de forma estereotipada e cheia de preconceitos”, afirmou o blogueiro.




O livro destaca, sobretudo, a rotina de donas de casa, donos de salões de beleza, artistas _ como o “arquiteto de garrafa PET”, a escritora de Jussara e “o homem que transforma sucata em arte”_, além de abordar outros aspectos culturais, como “a festa na laje” ou o “forró, o luxo do pobre”. Ao todo são 30 capítulos distribuídos em 118 páginas, que foram elaborados sob a orientação da professora de jornalismo Denise Paiero.

Para o professor Fernando Morais, que participou da banca de avaliação do TCC, os autores conseguiram sair do lugar comum, conduzindo a narrativa sem olhar maniqueísta de pena ou de rancor. “Esse livro foi feito na medida certa”, disse. “Merece ser publicado.” Na rede social Facebook, o sucesso já começou: a capa do livro-reportagem foi compartilhada mais de 130 vezes.
A relação de Vagner com Paraisópolis começou em 1995, quando ele e sua família deixaram a cidade natal, Barra do Choça (BA), para se mudar para a comunidade. No ano passado, ele foi um dos vencedores do 3º Prêmio Jovem Jornalista, do Instituto Vladimir Herzog, ao escrever um projeto de reportagem sobre o cenário da educação em Paraisópolis.

Os parceiros no TCC Bruna Belazi, 22, e Vagner de Alencar, 25

Mayara Penina, 21, é também correspondente de Paraisópolis.
@emayara
mayarapenina.mural@gmail.com

Nenhum comentário: