No dia 23 de fevereiro de 1992, a Escola Municipal Rui Barbosa foi inaugurada, no povoado Cavada 2, em Barra do Choça, Bahia.
Por ali, meus tios e tias soletraram as primeiras sílabas e rascunharam seus nomes. Meus irmãos, décadas depois aprenderam a ler. Eu, em 2005, adentrei essa escola para tornar-me professor. Enquanto outros professores deslocaram-se de outras bandas para ensinar. Muitos viveram no quartinho, na lateral esquerda.
Durante dois anos (2005-2006) lecionei para uma turma de jovens e adultos (EJA). Bruno, 14 anos, naquele ano, era meu aluno mais novo, e cursava a 2ª série do ensino fundamental. Seu Joaquim e dona Adelita, passavam dos 60, estavam ali para juntar as sílabas e tirar a venda dos olhos, pois queriam encontrar a luz no mundo das letras, que para eles, ainda era tristemente obscuro. Aprenderam a assinar o nome e a orgulhar-se ainda mais de si mesmos, por não precisar sujar os dedos. Gilmar, cursava a 4ª série. Não faltava nenhum dia. Com o caderno na mão e o lápis no bolso, lá estava ele, às vezes, me aguardando abrir a porta.
* As fotos acima foram tiradas em janeiro de 2011, durante minhas férias na Bahia, após três anos longe da terrinha.
2 comentários:
Deixo com Cora Coralina a palavra mais que necessária: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".
Que incrível o seu dom de contar lindamente causos da vida real. Curti muito!
Ah, indiquei você para resolver um questionário no meu blog!
Abraço :)
Postar um comentário