sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cícera: “Sou uma cidadã”

Entrevista realizada por mim à CLADE, para a realização do projeto


Eu fui criada em um lugar chamado Angico. Eu sou de lá, nasci lá. Depois vim trabalhar. Meu pai faleceu, quando eu não tinha nem três anos de idade. Minha mãe ficou com sete filhos pequenos, uma mais uma que ela criou. Quando eu cresci fui trabalhar em Natal, pois era uma terra de somente mato e pedra. Eu não conhecia o que era um pé de manga, um pé de banana, um pé de laranja.

Eu não pude estudar, mas agora que conheci a Rosemeire, e porque eu moro perto dos pais dela também. Ela é uma boa professora. Além de me ensinar a ler, me ensina teclado. Eu to muito feliz por isso.

Já fez 45 anos que moro aqui. Criei meus filhos aqui. Saíram da minha casa casados mesmo, de verdade. Nunca moraram com ninguém. Saíram casados, da minha casa. Todos os três. E estão ainda com seus esposos. Eu to muito feliz por isso, porque tomei conta e dei conta dos meus filhos.

Já toco muita coisa, viu: Parabéns pra você, Noite Feliz, músicas de Roberto Carlos, Luiz Gonzaga. Eu toco bastante coisa já. Já faço bastante zoada.

Eu estou na primeira série ainda. Comecei agora, depois dessa idade que já falei. Meu nome eu já sei fazer. Eu sei por que eu procurei saber. Porque eu sou eleitora. Eu voto! Sou uma cidadã.

A escola é um lugar muito bom para gente. A professora é muito boa. É isso. É um lugar bom. Meu sonho é saber ler, pois a pessoa que não sabe ler é cega.

Cícera Tibúrcio Clemente, 73 anos, São Paulo, Brasil, 2011

Veja outros depoimentos (aqui)

Um comentário:

Robson Bezerra disse...

Que lindo trabalho Vagner. Parabens!