quarta-feira, 1 de junho de 2011

A menina dos cabelos brancos

Luana, a filha Ana Luiza e o marido Severino
Luana foi vítima de bullying quando criança. Mas quando criança, ela sequer sabia o que significava essa palavra. Melhor dizendo, poucos sabiam o que significava essa palavra.

Aos 10 anos, ela entendia muito bem o sentido de um termo pelo qual os pivetes não cansavam de atormentá-la. Luana era “zoada”. Ela não era zoada porque era gordinha, porque tinha “quatro olhos”, pernas tortas, tampouco a cara cheia de sardas. Luana tinha cabelos brancos.

Se a velhice estava ainda muito distante de apontar, Luana já sentia o dissabor em ter sido presenteada pela referência à terceira idade. Apelidada pelos amiguinhos, Luana era chamada de “velhinha”, aqui e acolá. E chorava... Como Luana chorava!

Para tristeza de Luana, não havia remédio que interrompesse o nascimento dos fios indesejáveis. “É genético. É seu sangue. Não tem tratamento. Você é uma menina de cabelos brancos”, anunciou o médico do qual a menina jamais esqueceu o rosto.

Luana, que teve que aprender o que significa a palavra “genética”, passou também a gastar, ao menos, a cada três meses, uma bendita caixa de tintura na cor castanho escuro para tingir regularmente os fios brancos que teimavam em apontar no meio de suas madeixas cacheadas.

E Luana sofreu bullying. Talvez tivesse sido duplamente zombada, caso sua mãe Salete tivesse cedido ao pedido do avô da garota, o imperativo Zé Branco, que gostaria que a neta se chamasse Libânia. Que me desculpem as Libânias, mas graças a Deus, isso não aconteceu.

Enquanto o avô idolatrava o “branco” que lhe deram por causa de sua cor pálida, Luana poderia não sentir repúdio de tal coloração, caso ela não se manifestasse do meio de seus cabelos. Hoje, aos 24 anos, Luana que tornou-se mãe recentemente, só imagina que sua filha, a pequena Ana Luísa, seja, também, vítima da genética dos cabelos brancos de Luana e venha a sofrer da extinta "zombação", que agora recebe o nome bullying.

2 comentários:

edilomar disse...

nossa Vagner,ficou um barato essa história,vc é muito criativo
parabéns.
grande bj

Tiêgo R. Alencar disse...

Muito bom, man! Adorei! É realmente fascinante ver temas atuais e de grande discussão sendo assunto para seus posts geniais. Adorei!

Abraço :)